sábado, 1 de fevereiro de 2014

Cheia de 75 em Recife-PE

A década de 70 ficou marcada nas mentes dos pernambucanos as grandes cheias que invadiram às ruas da nossa capital, muitos Recifenses viveram esse drama. 


Um evento climático histórico e triste - Recife 1975
19 de julho de 1975: Chuvas causam calamidade no Recife Uma das mais intensas ondas de ar frio do século passado resultou em eventos de precipitação extrema em partes do Brasil, incluindo Recife.
"Mais de 1 milhão de pessoas foram atingidas pela inundação da bacia do Capibaribe, onde as águas comemçam a baixar, deixando ver milhares de casas abandonadas, árvoeres e redes elétricas derrubadas e animais mortos. Cadáveres cobertos de lama e sem identificação estão sendo encontrados em alguns pontos do bairro da Estrada dos Remédios" (Jornal do Comércio) .
A Estrada dos Remédios, na década de 70
Cheia 1975- Sport Clube do Recife

Estádio José do Rego Maciel - Arruda, 1975
Ilha do Retiro, 19 de julho de 1975

Caxangá (Recife) alagada em plena cheia de 1975









Este episódio ficou marcado na história da climatologia com uma das mais intensa incursão de ar frio na América do Sul, no qual a massa de ar frio atravessou a linha do Equador, chegando ao Hemisfério Norte (o registro da mais intensa foi em 1955). As temperaturas diminuiram significativamente em grande parte do Brasil, com valores menores que 10o C no Brasil central (por exemplo, Cuiabá 5oC), com episódios de geadas negras nos dias anteriores (dinâmica da massa de ar) sobre o Paraná, dizimando os cafezais, de maneira que a cafeicultura migrou para regiões menos úmidas, como Minas Gerais e Bahia após este episódio e as perdas históricas por ele causadas.

Por ano temos poucos episódios de áreas de transição entre massas de ar polar e tropical que chegam até Recife, diferente do que se pensava no passado, ou seja, são poucas as frentes frias que chegam até a capital pernambucana. Na maior parte as pertubações atmosféricas causadas pelo avanço destas frentes em direção ao norte, são as responsáveis por episódios de chuva, e não a frente fria em si. No entanto, este episódio de 1975 fica registrado como um destes raros eventos climáticos. Geralmente as frentes chegam a "morrer" na Bahia, conhecida na climatologia como "cemitério das frentes". Esta, veio a falecer na Paraíba, mostrando a intensidade desta alta pressão, impulsionando o ar frio e seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Onde O Blog do SD baby Ja Foi Visto No Mundo!!!