terça-feira, 19 de março de 2013
05/03/2013 | DENUNCIA
02/03/2013 | REUNIÃO DA ANASPRA DEFINE REPRESENTANTES PARA CONASP E REALIZAÇÃO DE ENCONTRO NACIONAL
No último dia 20 de março, a Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Praças Policiais e Bombeiros Militares (ANASPRA) se reuniu para escolha dos representantes da Entidade no Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP) e para organização do X Encontro Nacional de Entidades Representativas de Praças (X ENERP). A reunião contou com a presença dos seguintes diretores: Soldado Pedro Queiroz, Presidente; Cabo Jeoás Santos, 2º vice-presidente; Sub Tenente Heder Martins, 1º Secretário; Soldado Rodrigo Maribondo, 2º Tesoureiro; Soldado Marco Prisco, Diretor de Mobilização; Sargento Aragão, Diretor de Assuntos Parlamentares; Sargento Amauri Soares, Diretor de Assuntos Parlamentares; Sargento Eliabe Marques, Diretor Regional Nordeste; Soldado Elizandro Lotim, Diretor Regional Sul e Sub Tenente Gonzaga, Diretor de Direitos Humanos. Por unanimidade a Diretoria aprovou o nome do Soldado Pedro Queiroz para assumir a titularidade no CONASP e o Sargento Amauri Soares como suplente. Sargento Heder Martins que foi titular durante 2 (dois) anos apresentou relatório das atividades desenvolvidas junto ao Conselho e resaltou como pontos princiais: A desmilitarização, fim da prisão administrativa, o piso salarial nacional, a redução e definição da carga horária, a transformação dos regulamentos disciplinares em código de ética; e, o ingresso com nível superior. Ao final afirmou que esse período será de embate e grandes conquistas no conselho. Ficou definido que o Tema do X ENERP será A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODELO DE POLÍCIA com uma dinâmica de debates em painéis assim divididos: Nova engenharia da estrutura de segurança pública com Ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares; Desmilitarização Um novo modelo com os senadores autores da PEC 102, Blairo Maggi (PR-MT) e Pedro Taques (PDT-MT); Investigação pelo Ministério Público PEC 37 com palestrante ainda a definir; e, Um novo modelo de Polícia construído com a sociedade com representantes dos Movimentos Sociais, Sindicais e Popular. O X ENERP será realizado na cidade de Salvador Bahia, nos dias 17, 18 e 19 de abril e espera a participação efetiva dos representantes de todos os Estados. A Diretoria da Entidade, prestigiou a posse da nova diretoria da ASPRAMG que conta com 100 diretores distribuídos em 36 regionais por todo o Estado de Minas Gerais. A eleição da nova diretoria se deu em situações bastante adversas e marcou os 40 anos de existência da Entidade, elegendo pela primeira vez um Cabo para comandar os rumos da entidade representativa. A ASPRA de Minas Gerais tem uma história rica em defesa dos interesses da categoria, sendo o primeiro estado a realizar paralisação das atividades e inclusive no ano de 1997 chegou a morrer em plena manifestação o Cabo Valério, policial que participava das manifestações sendo atingido por disparo de arma de fogo. O marco histórico de luta da ASPRA MG resultou em diversos avanços socais e institucionais como, por exemplo, a criação do Código de Ética, pioneiro no país.
Concurso da polícia exige comprovante de virgindade das candidatas na Bahia
Essa é de doer.
O edital informa que as candidatas que possuem hímen íntegro precisam apresentar um atestado médico que comprove a condição.
Entenda na reportagem!
PM garante troféu na Vaquejada
Mais um troféu para a coleção do policial militar José Fernando Azevedo. Ele garantiu o quinto lugar na abertura do Campeonato Pernambucano de Vaquejada – 1ª Etapa – Gravatá. O evento aconteceu entre os dias 07 e 10 de março e contou com a participação de 520 vaqueiros, distribuídos em quatro categorias.
| |
Por: Paula Costa | Jornalista
|
|
Bombeiros PE: Sindicato diz que necessidade de concurso é urgente!
Folha Dirigida em 15.03.2013
Por Fagner Torres
Após apurar que a licitação para escolher a organizadora do concurso para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) não está em andamento - diferente do informado pela Secretaria de Defesa Social do estado (SDS-PE) -, a FOLHA DIRIGIDA ouviu o coordenador da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiro Militar (ACS-PE), Renilson Bezerra, sobre o momento atual da corporação e as medidas adotadas pela associação de classe com o objetivo de tentar agilizar a seleção.
Segundo Renilson, a ACS-PE se reuniu dias antes do Carnaval com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. Na ocasião, o presidente destacou que a entidade apresentou a urgência na contratação de pessoal para a corporação. "Sobre os bombeiros, não sabemos em que pé está a organização da seleção, mas comprovamos que o número atual de homens está bastante defasado em relação às nossas necessidades. Deveríamos ter 6 mil praças e hoje não chegamos a 3.500. Ficou claro para o secretário que precisamos de concurso urgente. O último foi em 2006. Inclusive, nossos colegas lotados na região de Garanhuns, no Agreste Pernambucano, relatam dificuldades em função do quadro reduzido", disse.
Além do CBMPE, o coordenador vê necessidade de reforçar também a Polícia Militar (PM-PE). Sobre isso, ele vê boa vontade do governo em resolver o problema. "A SDS-PE deve convocar mais aprovados remanescentes do concurso anterior da PM-PE. Seguindo a lógica dos últimos anos, quando também pedimos reforço, é provável que isso aconteça no segundo semestre", acredita.
Vencedoras da Corrida Feminina Militar recebem premiação da ACS - PE
Elas venceram e vieram receber suas premiações. Três das cinco militares melhores colocadas na Corrida Feminina Militar (realizada no Dia da Mulheres – 8 de março) compareceram na tarde desta sexta-feira (15.03), a sede da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS – PE). Elas foram recepcionadas pelo coordenador Renílson Bezerra e o diretor José Carlos dos Santos.
Milena Bezerra Nascimento é sargento da PMPE e está lotada na Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) – Quartel do Derby. Ela começou a correr há três anos, apenas para manter a forma. Hoje participa de provas diversas com 5Km, 10Km e até meia-maratona. Ela garantiu o primeiro lugar na Corrida Feminina Militar e o valor de R$ 500,00.
Quem garantiu o segundo lugar e R$ 400,00 em premiação foi a bombeira Bruna Maria Siqueira Moreira Leão. Sargento do CBPME ela é lotada no Centro de Tributação e Arrecadação (CTA). Na Corporação há cinco anos, ela é formada em Educação Física e faz parte do grupo Titãs do Fogo, composto por bombeiros atletas. O sonho dela é participar da São Silvestre.
Já a policial militar Emelli Pinheiro Lopes garantiu a quarta colocação, dentre as militares. Acompanhada da mãe, ela veio receber o prêmio de R$ 200,00. Ela está há apenas dois anos na PMPE e conta que corre há quatro anos mas apenas para melhorar o seu condicionamento físico pois ela é jogadora de futebol society.
| |
Por: Paula Costa | Jornalista
|
|
Inativo garante a incorporação da Gratificação do Risco de Vida
O Departamento Jurídico da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS – PE) acaba de garantir “sinal positivo” para uma ação ansiada por toda a tropa, especialmente os policiais e bombeiros militares Inativos: a incorporação da Gratificação de Risco de Policiamento Ostensivo ao contracheque. O beneficiado foi o associado HSMCA, cujo processo vem sendo acompanhado pelos advogados Dra. Elizabeth de Carvalho e Dr. Adalberto de Melo Neto.
O juiz de Direito, Wagner Ramalho Procópio, considerou: “Entendendo que a referida gratificação deve ser estendida a todos os policiais militares da ativa e inativos, uma vez que a própria atividade fim da categoria policial, impõe que o beneficio seja também estendido aos inativos. Deste modo, defiro a antecipação da tutela para que as partes procedam com a incorporação do contracheque do mesmo da parcela referente a gratificação”.
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Nazaré da Mata recebe Comitiva da ACS - PE
| |||||||||||||||||||||
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Renílson Bezerra apoia movimento dos impetrantes do Concurso do Curso de Sargentos
A luta não pode parar. Mais uma vez, o coordenador Renílson Bezerra esteve junto aos impetrantes do Concurso do Curso de Sargentos. Eles fizeram um ato público no Parque 13 de maio e em seguida foram a Assembléia Legislativa, onde protocolaram a entrega de um documento solicitando uma Audiência Pública sobre o assunto.
| |
Por: Paula Costa | Jornalista
|
|
AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BRASÍLIA DISCUTE A DESMILITARIZAÇÃO
A desmilitarização foi tema de uma Audiência Pública, realizada no Ministério da Justiça em Brasília (DF) na sexta-feira (03/08). Dezenas de policiais e bombeiros militares de todo o brasil participaram do evento,a convite da Associação Nacional de Praças (ANASPRA). A Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS – PE) marcou presença através dos diretores Luiz de Melo e José Carlos dos Santos.
Dentre as autoridade presentes, podemos destacar: o sociólogo e ex-secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares; o sociólogo e secretário Municipal de Segurança de São Bernardo, Benedito mariano; o sociólogo e jornalista especialista em Segurança Pública, Marcos Flávio Rolim; o representante da Federação Nacional dos Oficiais (FENEME), Cel. PM Marlom e um dos autores da PEC 102, Cel. Eumar Novacki.
Tanto dos debatedores como toda a plateia (formada por representantes de diversas entidades militares do Brasil e também de entidades civis) discutiram o assunto. Ficou claro que todos os presentes, até os representantes de Oficiais, querem e aceitam a desmilitarização, desde que assegure os direitos garantidos, principalmente para as reformas.
As opiniões apresentadas pelos debatedores (principalmente os civis) demonstram que o modelo de segurança no Brasil é ultrapassado. Por diversas vezes. Eles ressaltaram que precisa haver uma mudança geral, de conceitos e estrutura.
A polícia é considerada para muitos um “frankstein”: feia por fora e maltratada por dentro. Os regulamentos são arcaicos, não há respeito as cargas horárias, falta de perspectivas e valorização do homem, não praticam e não tem direitos humanos para os seus integrante.
Estamos vivendo ainda uma polícia que corre atrás dos resultados e não uma policia que realmente esteja junto à sociedade, preventiva e ostensiva. Uma polícia que tem que gratificar menos de trinta por cento dela para poder produzir, ou seja, uma policia mal remunerada que precisa aderir alguns planos de governo para ganhar mais.
Todos os estados ainda sofrem com diversas mazelas. Precisamos ter uma policia autônoma e eficiente, a qual não esteja nas mãos dos políticos, e nem nas mãos dos maus administradores. Uma policia que seja moderna e eficiente com ensinamentos de direitos humanos, defesa pessoal matéria de direito. Aulas teóricas e praticas e não tática. A cobrança da sociedade brasileira é em cima de tudo isso que nos falamos. O povo quer uma policia do povo para povo e um tratamento melhor aos seus componentes que possamos ter respeito e serem respeitados.
| |
Por: Paula Costa | Jornalista
|
|
Assinar:
Postagens (Atom)